Life Volunteer Escapes

O projeto LIFE Volunteer Escapes – Volunteer with European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense (LIFE17 ESC/PT/00003), apoiado pelo programa LIFE, com uma parceria de âmbito nacional de 9 entidades, visa o acolhimento de voluntários, nacionais e internacionais, provenientes da plataforma Corpo Europeu de Solidariedade (https://europa.eu/youth/solidarity_pt).

Os programas de voluntariado são de longa duração (de 2 meses a 12 meses) e têm diferentes tipos de trabalhos e actividades relacionados com a protecção ambiental e conservação da natureza e da biodiversidade. Com atividades direccionadas principalmente para sítios Natura 2000 e espécies protegidas pela Directiva Aves e Habitats.

Conta com uma parceria alargada de 9 entidades de âmbito nacional, onde a MONTIS – Associação de Conservação da Natureza é o beneficiário coordenador. É um projeto LIFE Preparatório, o que significa que se destina a gerar informação e conhecimentos que possam ser utilizados, após a sua conclusão, a uma aplicação mais alargada, tanto no contexto nacional como noutros estados membros.

Teve início a 01/01/2018 e o seu término será a 31/12/2020.

Project LIFE Volunteer ESCAPES – Volunteer with European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense (LIFE17 ESC/PT/00003) is one of the four LIFE preparatory projects approved to explore the potential of using volunteers of the European Solidarity Corps (https://europa.eu/youth/solidarity_en) for environmental protection activities.

The project gathers a wide partnership of 9 Portuguese organizations, which have former work in deployment and management of volunteers, for different kinds of nature and biodiversity conservation works, as well as organizations that have been promoting complementary works on environmental protection and sustainable development. Project’s coordination is ensured by MONTIS, a nature conservation NGO.

The project started on 01/01/2018 and ends on 31/12/2020.

Os voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, permitirão dar resposta concreta a problemas de conservação existentes e também alavancar a dinamização de atividades de voluntariado noutros públicos (escolas, IPSS’, empresas, público em geral e associados das organizações parceiras) que se espera possam envolver mais de 100 outras instituições e 2.000 pessoas, ao longo dos 3 anos do projeto.

9
Parceiros
80
Voluntários
6209
Pessoas envolvidas
86
instituições nas atividades

Notícias

Nós somos o que fazemos

Projetos de voluntariado

Testemunhos

Posso ser voluntário/a?

Tens entre 18 e 30 anos?

Para que te possas candidatar aos projetos de voluntariado que temos por todo o país tens de ter entre 18 e 30 anos.

Tens disponibilidade?

O programa de voluntariado compreende um período de 3 a 6 meses, a tempo inteiro.

És residente em Portugal ou fazes parte de um destes países?

Podem participar jovens portugueses ou com nacionalidade de um dos Estados Membros da EU, ou dos seguintes países: Islândia, Liechtenstein, Noruega, Turquia e República da Macedónia.

Parceiros

Saber mais

MONTIS

ONGA

Associação de Conservação da Natureza que tem como objetivo central a gestão de territórios, com relevância para a conservação dos valores naturais.

Saber mais

Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.

Instituição Pública

Agência Portuguesa do Ambiente tem como missão a gestão integrada das políticas ambientais, de forma articulada com outras políticas setoriais e com um vasto conjunto de parceiros, tendo em vista um elevado nível de proteção e de valorização do Ambiente.

Saber mais

Município de Torres Vedras

Autarquia local

A Câmara Municipal de Torres Vedras é o orgão executivo do Município de Torres Vedras. A Câmara Municipal de Torres Vedras definiu como Missão a Promoção do desenvolvimento sustentável, a coesão territorial e a melhoria da qualidade de vida da população.

Saber mais

SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

ONGA

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves tem como objetivo promover o estudo e a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal.

Saber mais

MARCA – Associação de Desenvolvimento Local

ONGA

Associação de Desenvolvimento Local tem por objetivo o desenvolvimento qualificado do concelho de Montemor-o-Novo em especial a promoção de ações na área social, cultural, preservação ambiental e valorização do património natural e construído.

Saber mais

BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável

ONGA

Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo agregar e representar empresas que se comprometam ativamente com a sustentabilidade através da conceção de projetos interempresas que estimulem o desenvolvimento sustentável.

Saber mais

Plantar Uma Árvore - Associação

ONGA

A Plantar Uma Árvore desenvolve um programa de voluntariado para a recuperação de áreas ecologicamente degradas através da restituição de bosques nativos envolvendo a comunidade.

Saber mais

ROTA VICENTINA - Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina

ONGA

Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina tem como objetivo gerir, manter, integrar, dinamizar e promover o produto turístico que a Rota Vicentina representa.

Saber mais

PLAYSOLUTIONS – Audiovisuais

Empresa

Play Solutions Audiovisuais é uma produtora de conteúdos audiovisuais, como documentários, filmes institucionais e corporativos, reportagens, programas de televisão e vídeos virais. Dirigida principalmente para a divulgação de Ciência e Tecnologia, Educação, Turismo, Natureza e Biodiversidade.

O seguinte mapa mostra a localização dos parceiros.
(Clicar no icon à esquerda para ver a listagem.)