Testemunho de Cristina Marques

Nas últimas semanas, estive no escritório da SPEA a tratar as fotos e os vídeos obtidos no âmbito dos trabalhos nos Farilhões (Berlengas). O objetivo é conhecer a situação dos ninhos de cagarra expostos, pois podem ser predados pelas gaivotas da ilha. Também participei no seminário LIFE Volunteer Escapes, realizado em Vila Nova de Gaia.…

Saída de campo na Mata Nacional do Buçaco

Os voluntários da Plantar uma Árvore da Serra do Alvão voltaram à Mata Nacional do Buçaco para continuar os esforços de controlo de espécies exóticas invasoras, que contou com o apoio da Fundação da Mata do Bussaco. Nestes 3 dias os voluntários intervieram na Floresta Relíquia e no Pinhal do Marquês onde controlaram Acácias (Acacia…

Voluntariado na Lagoa Pequena (SPEA)

Acompanhe o dia-a-dia dos voluntários da SPEA na Lagoa Pequena (Sesimbra). Com este vídeo mostramos um pouco da diversidade de tarefas neste espaço e a diferença que estes voluntários estão a fazer para melhorar as condições de visitação e no acompanhamento dos visitante.

MARCA ADL abre 3 vagas para voluntariado de 1 de Outubro a 31 de Dezembro de 2019.

A MARCA ADL abre candidatura para 3 voluntários de 1 de Outubro a 31 de Dezembro de 2019. As atividades a desenvolver pelo voluntários, em colaboração com a equipa da MARCA ADL, estão relacionadas com a operacionalização de um viveiro, plantação de espécies autóctones, implementação de técnicas de engenharia Natural, monitorização das áreas onde se…

Ação de Sensibilização na Feira do Mel e Artesanato

Os voluntários da Plantar uma Árvore da Serra do Alvão realizaram uma ação de sensibilização e educação ambiental no passado domingo na Feira do Mel e do Artesanato que decorreu em Pedras Salgadas. Com o apoio da Aguiar Floresta, os voluntários alertaram os visitantes para a importância das abelhas, o contributo que a actividade humana…

Voluntários constroem charco

Os voluntários da SPEA-Açores construíram um charco no Centro Ambiental do Priolo. Esta intervenção já deu provas de sucesso, tendo sido avistadas algumas espécies como piscos-de-peito-ruivo, pintassilgos, canários-da-terra e também a ave mais emblemática da região, o Priolo!

Curso de primeiros socorros

Os voluntários da SPEA-Açores tiveram uma formação intensiva de 21 horas sobre primeiros socorros. A formação foi dada pelos Bombeiros da Ribeira Grande (S. Miguel, Açores), com uma componente muito prática em que tiveram a oportunidade de simular várias técnicas, como imobilização, suporte básico de vida, emergências medicas, entre outros. Esta formação é fundamental, pois…

Voluntárias em Torres Vedras

Desde 17 de Julho, o Município de Torres Vedras conta com mais duas voluntárias, a Diana e a Beatriz.  Na primeira semana de voluntariado deram apoio na montagem da tenda pedagógica do Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas, a decorrer em Santa Cruz. Neste espaço destinado a ações de sensibilização ambiental, a…

Ninhos e anilhagem nas Berlengas

No final da última semana que estive nas Berlengas, fizemos a monitorização dos ninhos de galhetas bem como a anilhagem de crias. Ambas as atividades são muito interessantes de realizar pois é nos possível observar o comportamento das galhetas durante mais tempo e também porque a informação que recebemos em retorno é de grande importância…