Ação de sensibilização

De forma a promover a mudança de alguns comportamentos junto da população de Vila Pouca de Aguiar, a equipa da Plantar uma Árvore da Serra do Alvão replicou a iniciativa de recolha de beatas de cigarros, que teve bastante sucesso na Serra de Sintra.

Na manhã da Feira dos 25, dia em que a Vila se enche de vida, os voluntários realizaram a recolha das beatas nas zonas centrais da Vila, tendo recolhido cerca de 10 mil beatas de cigarros. Só na rua do meio, “Rua Marquês de Ávila e Bolam”, foram recolhidas mais de 1000 beatas de cigarros.

A população, estranhando a atividade, perguntava o que estávamos a fazer, abrindo a oportunidade para a sensibilização e discussão da problemática. De facto, foi notável reparar que o tema se tornou o centro de conversa por onde passávamos, sendo possível ouvir os vários grupos de residentes a debater a problemática e a discutir soluções. Outros aplaudiam a iniciativa inclusive juntando-se por alguns momentos na apanha das beatas.

 

Estima-se que 4,5 triliões de beatas são depositadas indiscriminadamente no ambiente por ano. As beatas dos cigarros (filtros) são feitas de fibras de acetato de celulose e podem demorar até 10 anos a degradarem-se no ambiente.

As beatas são levadas pelo vento e chuva até às linhas de água que posteriormente as levam até aos oceanos. Estão cheias de substâncias tóxicas como o alcatrão, que são lixiviadas para a terra e linhas de água, contaminando os organismos vivos que entrem em contacto com elas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *