Ações A – Implementação do projeto

A.1 – Co definição do programa de voluntariado rotativo e preparação dos planos individuais de voluntariado
Esta ação contempla o desenvolvimento de uma variedade de atividades preparatórias identificadas como necessárias para uma boa implementação e execução dos objetivos delineados na receção de voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade e para obtenção de melhores resultados nas atividades desenvolvidas por estes voluntários, nomeadamente tarefas de conservação da natureza.

A.2 – Atualização de informação concreta das áreas de conservação e detalhe das atividades/tarefas de conservação
Os trabalhos desta ação centram-se numa simples apreciação e atualização das condições que se esperam no terreno no que diz respeito aos trabalhos dos voluntários do CES e às atividades de conservação mais adequadas a serem realizadas nas áreas de intervenção.

Para mais informações consultar o Plano de Ação, clique AQUI.

A.3 – Programa de voluntariado rotativo para integração do Corpo Europeu de Solidariedade com a conservação da Natureza e Biodiversidade
Esta ação visa a conceção, teste e avaliação de um novo programa de voluntariado rotativo, que visa alavancar a sólida experiência e conhecimento dos beneficiários participantes com a gestão de voluntários para fins de conservação da natureza e da biodiversidade, sob os mais diversos cenários e de forma ampla grupo de públicos-alvo.

A.4 – Voluntariado para a conscientização sobre a proteção, conservação e valorização do capital natural
Nesta ação, os voluntários CES irão trabalhar em atividades de sensibilização sobre a proteção, conservação e valorização do capital natural e sobre os benefícios e oportunidades que possam surgir, realizadas para diferentes públicos-alvo: empresas, stakeholders, empreendedores/start-ups e alunos do ensino secundário.

A.5 – Atividades de voluntariado para infraestrutura verde no Município de Montemor-o-Novo
Esta ação explorará a articulação entre as ações de voluntariado do projeto LIFE14 NAT/PT/001081 (LIFE LINES) que tem uma área de intervenção específica e as ações de voluntariado que são coordenadas pela MARCA com a utilização de voluntários do CES, em áreas de intervenções complementares, no âmbito de locais da Rede Natura2000 e zonas tampão localizadas no concelho de Montemor-o-Novo, a sul de Portugal.

A.6 – Atividades de voluntariado para a melhoria da conservação da natureza e da biodiversidade em terrenos privados
Esta ação vai ancorar-se na experiência atual que a MONTIS tem com a gestão de voluntários para aumentar a frequência e número de atividades bem como, atendendo a recentes acordos de gestão de áreas adicionais, o alargamento do âmbito geográfico abrangido por trabalhos de voluntariado na conservação da natureza.

A.7 – Atividades de voluntariado para a conservação da natureza no Município de Torres Vedras
Esta ação irá explorar um novo modelo de combinação do trabalho dos voluntários do CES com o de um banco de voluntários local já existente da Município de Torres Vedras (MTV), os trabalhos realizados permitirão à MTV testar e avaliar a utilidade de alargar a utilização de voluntários, a nível local, para atividades que tratam da conservação da natureza e da biodiversidade.

A.8 – Programas de voluntariado para restauração, promoção e conservação de habitats nativos e gestão dos impactos da visitação
Nesta ação, os voluntários do CES estarão envolvidos em intervenções especializadas dedicadas à restauração, promoção e conservação de habitats nativos, em coordenação com o Plantar uma Árvore e as equipas de entidades externas que operam no terreno. Também será desenvolvido um programa de voluntariado que envolverá a comunidade local, voltado para os objetivos de conservação descritos.

A.9 – Atividades de voluntariado para a conservação da natureza ao longo do Percurso Natural da Rota Vicentina
Esta ação irá explorar um novo modelo de conjugação do trabalho dos voluntários do CES com as necessidades de promoção e manutenção do turismo de natureza sustentável no Percurso Natural da Rota Vicentina (RV). Esta ação permite à RV testar e avaliar o potencial de receber voluntários do CES para realizar tarefas de campo necessárias para garantir uma maior compatibilidade entre o turismo e a conservação da natureza e da biodiversidade.

A.10 – Atividades de voluntariado para a conservação de aves
Os voluntários a destacar pela SPEA no âmbito desta ação vão envolver a participação em diversos trabalhos concretos de conservação, acompanhamento e educação ambiental e de sensibilização, em áreas de intervenção onde a SPEA promove trabalhos, nomeadamente em Portugal Continental (Berlengas e Sesimbra) e nos Açores. Os voluntários contribuirão para a implementação do SAC “Ilhas Berlengas” e para o plano Pós-LIFE do LIFE BERLENGAS (LIFE13/NAT/PT/00458).

A.11 – Atividades de voluntariado para a conservação de Habitats Ripícolas/Aquáticos dentro da Estrutura Regional de proteção e conservação ambiental
Esta ação explorará o potencial de combinar o trabalho dos voluntários do CES com as necessidades de promoção do bom estado ecológico dos habitats ribeirinhos, de forma a criar sinergias com a aplicação da Diretiva-Quadro Água e da Diretiva Habitats. Os trabalhos complementares um programa de voluntariado amplamente reconhecido, que a APA-ARHALG administra há anos e que tem focado sua atenção no voluntariado para a água.

Ações B – Comunicação e sensibilização

B.1 – Definição e implementação de um Programa de Comunicação
Esta ação irá ancorar-se na experiência do pessoal da MONTIS com a anterior conceção e gestão de projetos LIFE (e no apoio de experiência idêntica de outros parceiros, como SPEA e MARCA) para implantação de um conjunto de atividades de comunicação comuns aos projetos financiados pelo LIFE, definidos em conjunto no âmbito do Programa de Comunicação do Projeto.

Para mais informações consultar o Plano de Comunicação, clique AQUI.

B.2 – Produção e implementação do teaser(s) para o aumento da sensibilização e motivação de voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade
Esta ação trabalhará em estreita colaboração com algumas das ferramentas de comunicação desenvolvidas/implementadas no âmbito da ação B.1, mas tem por objetivo direto promover uma campanha de sensibilização para atrair o público-alvo do projeto e envolver potenciais voluntários do CES para ajudar os beneficiários do projeto em tarefas relacionadas com proteção ambiental, conservação da natureza e restauração de áreas naturais e ecossistemas previstos nas ações A.3 a A.11.

B.3 – Produção e implementação de uma Série de TV para disseminação, replicabilidade e transferência
Esta ação tem por objetivo principal o sucesso pós-projeto e a sustentabilidade/continuidade de projetos idênticos após o término deste. Além disso, dado o escopo específico de uma call LIFE PREP, aborda com grande ênfase o objetivo de transferir e/ou replicar os resultados do projeto para outras configurações geográficas e/ou partes interessadas, de modo que melhore a sua contribuição para ampliar e alavancar resultados adicionais sobre o voluntariado CES para a conservação da natureza.

B.4 – Networking com outros projetos/equipas LIFE
No seguimento das obrigações e boas práticas de intercâmbio de conhecimentos e cooperação entre projetos financiados pelo LIFE, esta ação incluirá um conjunto de atividades em rede entre os beneficiários do projeto e os de outros projetos LIFE em curso ou concluídos.

Ações C – Gestão do projeto e monitorização do progresso do projeto

C.1 – Gestão geral do projeto, parceria e partes interessadas
Esta ação visa assegurar as atribuições associadas à gestão interna do projeto, elaboração de relatórios e comunicação geral, incluindo a participação na reunião de começo do projeto. Abrange o trabalho interno da equipa de coordenação do projeto, bem como a comunicação e comunicação com a EASME/Comissão e a Equipa de acompanhamento LIFE.

C.2 – Gestão geral do ciclo de voluntariado com o Corpo Europeu de Solidariedade
Os trabalhos e tarefas desta ação estão relacionados com as necessidades estabelecidas pelos princípios do Corpo Europeu de Solidariedade e, de uma forma mais geral, com as boas práticas que são comumente reconhecidas como necessárias para garantir uma boa gestão dos voluntários.

C.3 – Assistência Externa
Esta ação tem por objetivo a nomeação de um auditor externo pela MONTIS, com o objetivo de verificação das demonstrações financeiras apresentadas à Comissão.

C.4 – Monitorização de resultados e impactos do projeto nos indicadores do LIFE e socioeconómicos
Esta ação tem por objetivo monitorizar, avaliar e comunicar à EASME os resultados e o impacto do projeto, tendo em conta os indicadores de desempenho LIFE.

C.5 – Elaboração do plano Pós-LIFE
Esta ação terá como base a experiência do gestor de projeto a ser recrutado pela MONTIS com a anterior conceção e gestão de projetos LIFE (e o apoio de experiência idêntica de outro parceiro, como SPEA e MARCA) para implantação de um Plano Pós-LIFE, em conjunto com o Relatório Final do Projeto (ação C.1).