Educar para uma economia circular

Os voluntários da Plantar uma Árvore da Serra do Alvão participaram, no passado dia 27 de outubro, numa ação prevista do projeto “Terra Maronesa” sob o tema “Educar para uma economia circular”. A iniciativa teve lugar Alvadia, no concelho de Ribeira de Pena, onde participaram cerca de 25 pessoas.

A “Terra Maronesa” está a realizar diversas iniciativas nos territórios que abrangem os concelhos onde a raça autóctone de vaca Maronesa está presente. Nesta ação foi possível visitar a exploração do criador de vaca Maronesa, Avelino Rego, com visita aos lameiros e a condução das vacas para a serra, onde passaram o final de tarde em liberdade.

Ao longo do percurso os voluntários tiveram contacto com diversas espécies nativas da região, tais como o Castanheiros, o Carvalho-negral e o Plátano-bastardo.

A visita terminou com uma sessão de valorização e degustação de produtos alimentares locais, de época e tradicionais da região, como a bola de carne, rancho à transmontana e caldo verde.

 

O projeto “Terra Maronesa” pretende valorizar a raça autóctone Maronesa (uma raça bovina das serras do Marão e Alvão, que abrange quatro concelhos: Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Mondim de Basto) nas suas diferentes vertentes: cultural; social/económica; ambiental e turística. Pretende contribuir para a valorização, não só do animal, mas também da região e dos produtos endógenos, sendo, por isso, também um contributo para a comunicação do território, para a atração turística e para o ambiente.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *