Mitigação de Impactes de Visitação

A equipa da Plantar Uma Árvore de Sintra, nesta altura do ano, empreende algumas medidas para mitigação de impactes de visitação, como a recolha de beatas e de lixo, procurando impulsionar mudanças de comportamentos. Nesta intervenção foram recolhidas aproximadamente 1.250 beatas e 1 saco de lixo variado, na entrada do Palácio da Pena e do Castelo dos Mouros, bem como no caminho e entrada dos parques de estacionamento na estrada entre os dois monumentos. Vários turistas e operadores turistas congratularam a acção, alguns de forma entusiástica, tirando fotografias e fazendo vídeos que partilharam nas redes sociais, tendo-se aproveitado esses momentos para apresentar o projecto Volunteer Escapes no parque natural e a sua interligação com outras acções desenvolvidas em parceria com a Parque de Sintra – Monte da Lua. Veja na notícia o detalhe desta intervenção que contou com algumas surpresas.

A lógica de intervenção da Plantar Uma Árvore é sempre pautada pela acção e intervenção no terreno e nesta acção de mitigação de impactes de visitação foi aplicada a mesma lógica. Em vez de se apostar no contacto directo com os visitantes e operadores turísticos, que muitas vezes se torna intrusiva e com fraca receptividade, resultando num fraco potencial para a mudança de comportamentos, passou-se à acção directa de recolha de beatas nos locais de acesso. Durante esta acção são as próprias pessoas que reagem e procuram informação. Foi uma constante ter pessoas a congratular, agradecer e enaltecer a acção, a procurarem saber porque se estava a efectuar tal acção e que projecto e organizações a estavam a empreender. Houve mesmo casos em que as pessoas ajudaram, que tiraram fotografias e fizeram vídeos que partilharam nas redes sociais. Fomos mesmo brindados por uma pessoa que foi à vila comprar doces tradicionais e voltou para oferecer aos voluntários.

Sempre que possível foi abordada a ofertas disponível de percursos pedestres como alternativa ao transporte motorizado e as acções de conservação da natureza em curso no parque.

Acreditamos que são acções como esta que permitem gerar mudanças de comportamentos espontâneas, mais eficazes e duradouras, com maior alcance e impacto imediato.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *