Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA)

A Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) é um instituto público que tem como missão desenvolver e acompanhar a gestão integrada e participada das políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável, de forma articulada com outras políticas sectoriais e em colaboração com entidades públicas e privadas que concorram para o mesmo fim, visando um elevado nível de proteção e de valorização do ambiente e a prestação de serviços de elevada qualidade aos cidadãos.

A APA tem como objetivo alargar a todo o território algarvio as ações que têm vindo a ser desenvolvidas em alguns concelhos desta região, com enfoque especial na ERPVA (Estrutura Regional de Promoção e Valorização Ambiental do Algarve), no âmbito do projeto Voluntariado Ambiental para a Água.

  • Monitorização da qualidade ecológica da água costeira e marinha através de bioindicadores: ervas marinhas, macroinvertebrados marinhos;
  • Monitorização da qualidade ecológica da água das ribeiras através de bioindicadores: macroinvertebrados bentónicos;
  • Controlo e remoção de espécies invasoras e plantação de espécies autóctones;
  • Criação e implementação de atividades de educação ambiental e de voluntariado;
  • Participação em atividades de divulgação do voluntariado, em escolas e noutros contextos informais;
  • Participação em eventos, encontros ou feiras de divulgação de atividades do projecto LIFE Volunteer Escapes e Voluntariado Ambiental para a Água.

Sem ofertas de voluntariado disponíveis.

Com apoio do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES, a APA disponibilizará a todos os voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade:

  • Seguro: Seguro de acidentes de trabalho durante todo o período de voluntariado, como requerido legalmente;
  • Deslocação: Pagamento até 275€, para cobrir a despesa de viagem entre a área de residência do voluntário e o local onde o voluntário irá permanecer alojado, no início do período do voluntariado, e a viagem de regresso após o final do voluntariado, mediante apresentação dos comprovativos de despesa;
  • Alojamento e alimentação: por cada dia de voluntariado efetivo está prevista a atribuição de uma verba de 20€ para cobrir as despesas de alimentação e alojamento do voluntário. A APA/ARH Algarve irá ajudar o voluntário a encontrar as soluções mais vantajosas.