Fogo controlado para a Conservação da Natureza

Espera… O quê? Sim! O fogo também pode ser um ótimo recurso para a conservação da natureza!

Terça-feira, dia 12 de Janeiro, tivemos pela primeira vez oportunidade de presenciar um fogo controlado no Baldio de Carvalhais, uma das maiores propriedades geridas pela Montis.

Durante meses, estivemos a trabalhar na abertura de caminhos de contenção para este evento. Não foi uma tarefa fácil. Primeiro tivemos que decidir o caminho tendo em conta o local onde as plantações e outras tarefas de gestão se encontram de forma a minimizar os danos implícitos nessa área. Proteger carvalhos e outras espécies é uma das tarefas prioritárias e por isso mesmo colocámos todo o nosso esforço nisso. Depois, literalmente precisámos de usar enxadas para abrir os caminhos, sendo a pior parte: limpar toda a vegetação para evitar o risco de propagação do fogo.

Acordámos bastante cedo neste dia, estavámos bastante entusiasmados mas também nervosos para confirmarmos se o nosso trabalho estava bom o suficiente. Ao chegarmos à propriedade o nosso entusiasmo ficou ainda mais presente. Bombeiros portugueses com e sem experiência (no fogo controlado), técnicos de fogo controlado e até a impresa estiveram no evento connosco. Não é todos os dias que vemos o campo onde trabalhos em chamas! Depois de um encontro apropriado, fomos até à primeira parte para começarmos o fogo. Cinzas, chamas e muita segurança cercavam-nos e todos nós estávamos prontos para entrar em ação se fosse necessário.

Passámos o dia a tirar fotografias, a ajudar com a logística da comida e a confirmar se os bombeiros necessários estavam a cobrir toda a área. É um sentimento estranho ver as chamas enormes e as colunas de fumo a uma curta distância de nós, a devorarem alguns dos carvalhos que já tinhamos podado mas todos nós sabiamos que era por uma causa maior. É uma pena não termos conseguido proteger todos os carvalhos mas o que o fogo provoca no solo é bastante vantajoso devido ao facto de os nutrientes ficarem nas cinzas, sendo esses nutrientes ajudarão nas plantações e sementeiras que já começámos a fazer.

Este fogo controlado é o resultado de um grande trabalho em equipa e o objetivo foi atingido de forma satisfatória. Ficámos bastante contentes por ouvir o chefe da equipa dos bombeiros a dizer isso. Saber que todos os nossos esforços foram compensados foi mais que uma recompensa para nós.

Estamos bastante agradecidos à Montis, especialmente aos coordenadores Margarida e Hugo, por nos deixarem fazer parte desta experiência, foi uma oportunidade única termos experienciado esta atividade de forma tão segura. Aprendemos que podemos usar ferramentas “perigosas” para criar algo bom, mas também compreendemos que cada tarefa individual é importante para alcançar o objecticto. Agora começámos a plantar e semear carvalhos na área ardida e já estamos ansiosos para ver os resultados!

Lara Sanchéz, Catarina Nunes e Jule Schneider – voluntárias do projecto, sobre o fogo controlado de 12 de Janeiro de 2021 no baldio de Carvalhais – MONTIS

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *