Remoção de Chorão | Castro Marim

No dia 05 de Abril de 2019, os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Castro Marim, deslocaram-se até à Praia do Cabeço, para uma atividade de arranque de chorão-das-praias, dentro do programa dos Dias Culturais, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Castro Marim em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Marim.

A planta Carpobrotus edulis, mais conhecida por Chorão-das-Praias, é uma planta invasora vinda desde o Sul de África e que foi trazida para Portugal pelo ser Humano. Esta planta, ao reproduzir-se impede que plantas autóctones possam tomar o seu espaço para crescer e por isso é necessário um controlo contínuo da mesma.

A equipa do Voluntariado Ambiental para a Água da APA-ARH Algarve, no âmbito do projeto LIFE Volunteer Escapes, tem vindo a usar o método de arranque manual, pois é facilmente removida dos solos aquando este encontra-se nas dunas das praias. Após o arranque, é importante que as plantas sejam levadas para um lugar ”seguro” ou até mesmo pode deixar no próprio local – desde que as raízes fiquem viradas para cima (caso contrário, a planta irá voltar a renascer). Este é um trabalho que requer alguma repetição até que finalmente as plantas deixem de renascer.

Um grande Obrigada a todos os participantes!

#fazeranossaparte

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *