Uma semana com a Plantar uma Árvore sob o sol do inverno e arco-íris

Durante a semana de 9 a 15 de dezembro a Montis uniu forças com a Plantar uma Árvore, com o objetivo de reforçar as plantações no Baldio de Carvalhais.

Após os fogos controlados, e tendo em conta a baixa disponibilidade de propágulos no baldio, têm sido feitas plantações e sementeiras diretas de modo a acelarar a implementação de bosquetes de Carvalhos, criando mosaicos de paisagem. Para esta época, está prevista a plantação de 17 000 árvores que incluiem a reposição de perdas dos anos anteriores.

Imagem da Katia

A Plantar uma Árvore é uma associação de conservação da natureza, parceira no projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE 17 ESC/PT/003), que acolhe voluntários de longa duração com foco na conservação da natureza. Como a Montis, a Plantar uma Árvore visa a conservação de espaços naturais, a promoção da biodiversidade, a valorização da natureza e a mitigação de problemas ambientais.

Os 9 voluntários de longa duração e os três cordenadores das duas equipas da Plantar uma Árvore, de Sintra e de Vila Pouca de Aguiar, juntaram-se à Montis a meio do dia de segunda-feira seguindo para o campo.

Durante este primeiro dia, todos os voluntários começaram a plantar numa área coberta por giestas e outros arbustos. Apesar da fadiga da viagem dos nossos convidados, o dia foi bastante produtivo, com 4 horas de trabalho intensivo, das 13 às 17 horas.

O dia seguinte, terça-feira, foi igualmente produtivo com todos os voluntários energéticos. Para além de toda a aprendizagem foram plantados 400 carvalhos.

 

Imagem cedida pela Plantar uma Árvore

O terceiro dia, a quarta-feira, foi bastante longa tendo-se trabalhado todo o dia. Com uma previsão meteorológica desadequada para quinta-feira, decidiu-se prolongar a quarta-feira e folgar na quinta. O almoço foi mais uma vez uma ocasião para os voluntários das duas associações discutirem assuntos relacionados com a conservação da natureza e se divertirem juntos. Tiveram de parar os trabalhos quando a noite caiu.

Durante estes três dias o tempo foi ensolarado e a temperatura muito agradável para um mês de inverno, o que contribui aos bons resultados em termos de produtividade.

No entanto, a chuva chegou na quinta-feira e esteve presente na sexta-feira de manhã em pequena quantidade enquanto o sol tentava reaparecer. E os voluntários trabalharam durnate este dia sob um arco-íris magnífico. Durante estes dois dias totalizaram-se a plantação de quase 840 árvores.

Muito obrigado à Plantar uma árvore para toda a ajuda esta semana e pelo seu envolvimento. Durante esta semana, plantaram-se no total 1 600 árvores, o que foi uma ajuda preciosa para Montis. Esperamos que esta atividade tenha sido agradável para todos!
No início da tarde de sexta-feira dissemos adeus à equipe de Sintra tendo ficado apenas a equipa de Vila Pouca de Aguiar connosco para o voluntáriado académico de fim-de-semana que será tema de um outro artigo.

Katia Pradic

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *