Impact Camp na ilha das Flores

As voluntárias de Sintra da  Plantar uma Árvore estiveram este mês na ilha das Flores nos Açores numa saída de campo. Integraram uma equipa maior de 14 voluntários incluindo jovens açorianos, num campo de voluntariado que pretende promover o voluntariado para a conservação da natureza no parque natural da ilha envolvendo e capacitando não só os jovens locais como também a comunidade regional através da sua participação em atividades.
As intervenções focaram-se na preservação do habitat endémico – a floresta de cedro-do-mato com turfeiras – através do controlo da invasora cana-roca e plantação de autóctones na Lagoa Funda; tendo-se efectuado também a manutenção do percurso pedestre PR03 entre a Lagoa Seca e a Lagoa Branca e a remoção de lixo nas praias de Santa Cruz e da Fajã Grande.
Nas ações foram envolvidos público em geral, escuteiros, uma instituição social e turistas.
Através de ações concretas de conservação da natureza e da biodiversidade, pretende-se contribuir para uma maior consciência da importância dos valores, património e capital naturais do território e, ainda, promover a relevância dos projetos e intervenções desenvolvidas neste domínio.
A saída de campo permitiu o networking com o projeto LIFE IP Azores Natura e contou com o apoio do Parques Naturais Açores e da AZORINA, SA.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *