Impact Camp na ilha do Pico

Os voluntários da Serra do Alvão da Plantar uma Árvore estiveram este mês na ilha do Pico nos Açores numa saída de campo. Integraram uma equipa de 13 voluntários incluindo jovens açorianos, num campo de voluntariado que pretende promover o voluntariado para a conservação da natureza no parque natural da ilha envolvendo e capacitando não só os jovens locais como também a comunidade regional através da sua participação em atividades.
As intervenções focaram-se na preservação do habitat endémico através do controlo da invasora Cryptomeria japónica na Reserva Natural do Caveiro, do chorão-da-praia na Área Protegida do Canal Faial-Pico e diversas outras invasoras na Área Protegida das Lajes do Pico. Foi realizada plantação de autóctones na Área Protegida do Canal Faial-Pico; tendo-se efetuado também a monitorização de plantar endémicas no percurso pedestre do Caminho dos Burros. Foi feita a remoção de lixo em todos os locais intervencionados, incluindo o percurso da Reserva Natural da Montanha do Pico, assim como a área da caldeira. Nas ações foram envolvidos público em geral, empresas, associações, instituições sociais, turistas e antigos voluntários de campos anteriores.
Através de ações concretas de conservação da natureza e da biodiversidade, pretende-se contribuir para uma maior consciência da importância dos valores, património e capital naturais do território e, ainda, promover a relevância dos projetos e intervenções desenvolvidas neste domínio.
A saída de campo permitiu o networking com o projeto LIFE IP Azores Natura e contou com o apoio do Parques Naturais Açores e da AZORINA, SA..
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *